Uma informação ainda enraizada na sociedade brasileira é a de que os cartórios passam de pai para filho, a qual não é verdadeira.

 

Há longa data, o ingresso na atividade notarial e registral, dentre outros requisitos, depende de aprovação num duríssimo concurso público, objeto de desejo de incontáveis concurseiros por todo o Brasil.

 

Em colunas anteriores já abordamos os “concursos para cartórios”, as suas etapas, requisitos… No presente artigo o objetivo é enaltecer os atores principais da árdua e longa jornada da aprovação: os concurseiros!

 

Eu já fui concurseiro, e senti na própria pele algumas das dificuldades vividas para conseguir ser um titular de cartório. As principais envolvem a aprovação em si, pois não é fácil abdicar de fazer coisas gostosas do cotidiano.

 

São horas e horas de estudo, seja por meio de aulas, leituras, resumos e outras mecânicas de absorção de conteúdo. Para que o estudo seja mais efetivo, abre-se mão, regularmente, de encontros com os amigos, happy hours, festas, jogos esportivos etc.

 

É importante esclarecer que apesar da necessidade de renunciar a certas atividades corriqueiramente, é essencial manter o denominado lazer saudável numa dosagem apropriada, afinal de contas, todos precisamos de um respiro. Atividades físicas, contato com a natureza, meditação e espiritualidade são extremamente bem vindas.

 

Desligar-se das opiniões alheias é uma boa orientação. Não raras vezes, o desgastado concurseiro escuta frases como: “O que você faz além de estudar?”, “O filho do meu vizinho foi aprovado em pouquíssimo tempo, você ainda não foi?” ou “Não está na hora de você parar de estudar e arcar com as suas próprias despesas?”.

 

Tais pérolas são lançadas de maneira irresponsável, pois cada ser humano constrói a sua história. Por essa razão, Amigo Concurseiro, dê sempre o seu melhor na jornada da aprovação, manejando a dedicação necessária ao projeto e preferencialmente com um largo sorriso no rosto, afinal de contas, ter a oportunidade de estudar é um privilégio!

 

Arthur Del Guércio Neto – Tabelião de Notas e Protestos em Itaquaquecetuba. Especialista em Direito Notarial e Registral. Especialista em Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica. Escritor e Autor de Livros. Palestrante e Professor em diversas instituições, tratando de temas voltados ao Direito Notarial e Registral. Membro da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB do Estado de São Paulo. Coordenador do Blog do DG (www.blogdodg.com.br)

 

Fonte: Blog do DG

Deixe uma resposta