Instituições debateram ações de incentivo ao Legado Solidário, projeto que estimula a sociedade a deixar uma doação em testamento para pessoas em situações vulneráveis ou grandes causas

 

Nesta manhã (27 de agosto), o presidente do CNB/SP, André Toledo, se reuniu com o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, e com o chefe de Mobilização de Recursos e Parcerias, Javier Martos, na sede do UNICEF em São Paulo.

Na ocasião, as entidades celebraram a renovação da parceria em torno do Projeto Legado Solidário, cujo objetivo é divulgar para a sociedade a importância de deixar uma doação em testamento que pode beneficiar causas humanitárias essenciais para o bem-estar de tantas pessoas em situação vulnerável.

 

Ao longo da reunião, foram discutidas novas ações de divulgação da cultura testamentária. “Esse trabalho social pra mim é prioridade de vida. Coincidentemente, sou instituidor de uma fundação que também trabalha com as futuras gerações. Acompanhamos as comunidades carentes do meu estado – Paraíba – desde a gestação até a entrada no mercado de trabalho. Então tem total sinergia a minha total predisposição para incentivar um trabalho que já é realizado com um parceiro de tamanho renome”, afirmou presidente do CNB/SP.

 

André Toledo ainda relatou que nesse momento, a seccional paulistana está desenvolvendo um planejamento estratégico que envolve diversas frentes, inclusive a aproximação com as regionais do estado e que as divulgações em todo o estado sobre o projeto podem e devem ser incluídas neste momento. “Em um primeiro momento eu acredito que temos esse caminho para darmos um salto significativo não só nas disposições dos testamentos mas na comunicação também. O tabelião tem o papel de informar o cidadão com qualidade sobre as possibilidades no momento da sucessão”, pontuou o presidente.

 

“Dar um legado é uma decisão de grande compromisso. O Legado está crescendo muito na Europa, onde temos muita experiência – na França, Grã Bretanha etc. Nós vemos um grande potencial aqui no Brasil, em São Paulo, e o chefe de Mobilização de Recursos e Parcerias, Javier Martos, está preparando um relatório de potenciais e gargalos. Gostaríamos de compartilhar com vocês para saber como superar esses gargalos. Muito provavelmente um deles é a informação. Segunda coisa importante: divulgação das boas práticas e bons cases”, expôs o Representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.

 

O chefe de Mobilização de Recursos e Parcerias, Javier Martos, destacou a experiência na divulgação com outros parceiros de diversos países sobre a delicadeza em se tratar da temática envolvendo a finitude da vida. “É complexo, mas se você fala com uma linguagem apropriada e reconhece que se pode fazer algo pelas futuras gerações, tudo se torna mais fácil e tangível. Temos essa experiência internacional que podemos compartilhar e trazer para fazer uma melhor parceria pois, para nós, vocês são muito importantes.

 

Precisamos conhecer melhor a burocracia e todos os processos do Estado pois agora, por exemplo, estamos com uma quantia para ser direcionada que está parada por conta de trâmites, de realidades que desconhecemos. Queremos nos dedicar a fazer cada vez melhor”, relatou Javier Martos.

 

O CNB/SP se dedica a divulgar o projeto Legado Solidário em todos os cartórios associados do estado. A iniciativa de oferecer informações para a população é muito importante para diminuir o desconhecimento público sobre essa forma de doar. Mesmo para aquelas pessoas que possuem herdeiros necessários, é possível reservar até 50% do patrimônio para beneficiar causas sociais.

 

Conheça mais sobre o projeto Legado Solidário em: https://www.legadosolidario.com.br/

 

Fonte: CNB/SP

 

Deixe um comentário