O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, emocionou-se e chorou ao ser homenageado pelo presidente da corte, ministro Edson Fachin, nesta quinta-feira (23/10). Toffoli completou 16 anos como magistrado do STF.

Ao iniciar a sessão desta quinta do Plenário, Fachin elogiou a trajetória de Toffoli, que tem “contribuído imensamente para o fortalecimento da jurisdição constitucional em nosso país, com decisões tomadas em momentos de turbulência e de risco à democracia”.

Fachin citou momentos de destaque da atuação do colega na corte, como a relatoria da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 779, na qual o STF declarou inconstitucional a tese da legítima defesa da honra contra as mulheres. Toffoli chamou o conceito de “odioso, desumano e cruel” durante o julgamento.

O ministro homenageado recebeu a fala com emoção: “As suas palavras muito me emocionam. Aprendi na vida que não podemos deixar a emoção envelhecer”, disse ele, entre lágrimas.

Toffoli afirmou ter orgulho de ser ministro da corte.

“Temos a maior colegialidade da história do STF e me orgulho dos colegas que aqui estão. Só quem se senta nesta cadeira sabe a dimensão dela”, afirmou ele. “Honrar essa cadeira é continuar honrando a Justiça e a magistratura do Brasil.”

Fonte: Conjur

Deixe um comentário