Casa Gucci e Macksoud Plaza, brigas, dívidas e assassinatos nos impérios familiares que não planejaram a sucessão empresarial
 
Estreou recentemente nos cinemas brasileiros o filme intitulado Casa Gucci, que retrata a história verídica por trás da sucessão familiar mal sucedida no império da moda, história que acabou com o assassinato do único herdeiro do império, Mauricio Gucci, a mando da ex mulher, na década de 90.
 
Enquanto o filme hollywoodiano estreava nas telas do país, um outro império do ramo hoteleiro também anunciava a sua “morte”, porém aqui no Brasil – O encerramento das atividades do hotel de luxo Macksoud Plaza.
 
Coincidências envolvem ambas histórias que tem desde de brigas familiares, má gestão do patrimônio empresarial e a falta de um planejamento sucessório que culminaram em brigas e disputas familiares, milhões em dívidas e desfechos que deixarão manchas eternas nas suas histórias
 
No caso da Gucci, atualmente uma das mais valiosas grifes de roupas de luxo do mundo, a gestão dos negócios de forma amadora e a falta de preparação de seus sucessores e um efetivo planejamento sucessório, acarretou por extirpar dos familiares o controle das empresas, não havendo hoje nenhum herdeiro que, ao menos, seja empregado da marca.
 
Do outro lado, o legado de Henry Macksoud, famoso empresário e fundador do hotel de luxo que leva seu nome, iniciou seu fim com o falecimento do patriarca em 1994, 1 ano antes do assassinato de Mauricio Gucci em Roma/Itália!
 
Disputas societárias, brigas familiáres, má gestão e muitas dívidas que se arrastam a anos, fizeram com que o Hotel Macksoud Plaza encerra-se suas atividades no dia 08/12/2021.
 
A verdade é que impérios passam, mas as lições ficam. O bom planejamento sucessório familiar e empresarial – principalmente dentro de empresas familiares – pode estabelecer a tranquilidade nas relações entre os herdeiros e abrir as portas para profissionalização da gestão das empresas.
 
No futuro, esse planejamento sucessório servirá, inclusive, para preservar o legado de sucesso e fortuna construído pelos fundadores, mantendo, mesmo que indiretamente, seus familiares no negócio e a reputação da marca ilibada.