É de suma importância fazer uma análise prévia do imóvel e sua documentação, bem como da documentação do vendedor/proprietário para ter maior segurança na hora realização do negócio jurídico para não ter problemas futuros com a aquisição daquele bem

 

A realização da compra de um imóvel é, muitas das vezes, a realização de um sonho para algumas pessoas.

 

Mas, no momento de adquirir um imóvel e fazer esse sonho tornar-se realidade é necessário ter alguns critérios, ter o pé no chão e fazer algumas análises sobre a viabilidade daquele negócio jurídico.

 

Assim, a compra de um imóvel pode se dá de várias formas. Uma delas é chamada “porteira fechada”.

 

A compra de imóvel por porteira fechada significa que aquele imóvel será vendido com todos os bens móveis que nele se encontra, como por exemplo, geladeira, fogão, sofá, cama, lustres, máquina de lavar, etc, não se incluindo nesta compra, por obvio, os objetos de uso pessoal do vendedor (no caso de imóveis usados).

 

Esse tipo de compra pode ser feita tanto em imóveis novos, seminovos ou usados.

 

Essa modalidade de habitação tem se tornado tendência e vem sendo cada vez mais frequente perante o mercado imobiliário.

 

Hoje em dia, muitos empreendimentos imobiliários estão vendendo suas unidades com esta opção de compra, ou seja, com toda mobília (móveis e eletrodomésticos) e decoração para ser entregue junto com as chaves, o que, muitas vezes é mais vantajoso e econômico para o comprador, pois ele não terá gastos com a compra de móveis, eletrodomésticos, contratação de arquiteto, decoração, etc e ainda simplifica o tempo das pessoas em ficar escolhendo quais móveis comprar, qual decoração usar, dentre outras coisas.

 

Porém, ao realizar a compra de um imóvel por porteira fechada temos que tomar alguns cuidados, como analisar a matricula do imóvel, comparecer ao imóvel e fazer um inventário de todos os bens que ali se encontram, fazer uma vistoria com posterior laudo informando todas as condições do imóvel, etc.

 

Desta forma, é de suma importância fazer uma análise prévia do imóvel e sua documentação, bem como da documentação do vendedor/proprietário para ter maior segurança na hora realização do negócio jurídico para não ter problemas futuros com a aquisição daquele bem.

 

Fonte: Migalhas

Deixe um comentário