Presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, atribuiu redução ao bom funcionamento do sistema de repercussão geral e ao empenho de servidores, assessores e ministros

 

No início da sessão plenária desta quarta-feira, 19, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou que a Corte alcançou o menor número de processos em seu acervo dos últimos 31 anos. Atualmente, o Supremo tem 22.021 processos aguardando julgamento.

 

O ministro destacou que, apenas em 1993, a Corte registrou um número menor, com 18.626 processos.

 

Barroso atribuiu essa redução ao bom funcionamento do sistema de repercussão geral, ao empenho dos servidores e assessores, e à eficiência da secretaria de gestão de precedentes e da assessoria de análise de recursos.

 

  1. Exa. também ressaltou o trabalho exaustivo dos ministros do tribunal e, de forma descontraída, mencionou que há um ministro “vencedor” em termos de ações analisadas, mas preferiu não revelar o nome para não “provocar ciúmes”.

 

Adicionalmente, o presidente do STF explicou que pouco mais de 80% dos recursos que chegam à Corte são extintos na própria presidência, seja por não cumprirem os requisitos de admissibilidade, seja por tratarem de matérias já analisadas em repercussão geral ou que já foram objeto de súmula.

 

Confira o momento aqui

 

Fonte: Migalhas

Deixe um comentário