O Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) convida notários, substitutos e gerentes administrativos das serventias a participarem do treinamento para gestão e planejamento cartorário.
 
O Módulo 1 do curso ocorrerá ao longo de três sextas-feiras, das 9h30 às 17h30 (8 horas por dia), no auditório da entidade, localizado na Rua Bela Cintra, 746 – cj. 121 – Cerqueira César – São Paulo – SP.
As datas são:
– 10 de março (sexta);
– 17 de março (sexta);
– 24 de março (sexta).
 
O Módulo 2 do curso (preferencialmente para os alunos formados no Módulo 1) ocorrerá ao longo de duas sextas-feiras, das 9h30 às 17h30, no mesmo local.
As datas previstas são:
– 5 de maio (sexta);
– 12 de maio (sexta).
 
Programação
 
Módulo 1
Treinamento “Planejamento Estratégico para Cartórios: Superando Desafios na Área Administrativa”
Datas: 10, 17 e 24 de março de 2017
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Auditório CNB/SP
Endereço: Rua Bela Cintra, 746, 11º andar, Consolação, São Paulo – SP
CEP: 01415-000
Telefone: (11) 3122-6270
 
Investimento
R$ 2.400,00 por participante, valor total para as três aulas de 8 horas cada. Pagamento em até 3 vezes ou R$2.280 à vista.
 
Módulo 2
Treinamento “Planejamento Estratégico para Cartórios: Finanças, Gestão de Pessoas, Procedimentos e Clientes”
Datas: 5 e 12 de maio de 2017
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Auditório CNB/SP                                                                                       
Endereço: Rua Bela Cintra, 746, 11º andar, Consolação, São Paulo – SP
CEP: 01415-000
Telefone: (11) 3122-6270
 
Investimento
R$ 2.200,00 por participante, valor total para as duas aulas, de 8 horas cada. Pagamento em até 3 vezes ou R$2.090 à vista.
 
Promoção exclusiva válida até 28 de fevereiro de 2017:
Quem se inscrever no Módulo 1 (turma de março 2017) ou já tiver participado desse mesmo módulo no ano anterior, poderá se inscrever no Módulo 2 pelo preço promocional de R$ 1.900,00 em até 3 vezes ou R$ 1.800,00 à vista.  
 
Inscrição
Para se inscrever enviar e-mail para [email protected], com o assunto “TREINAMENTO CARTORÁRIO”, com os seguintes dados:
– Nome completo;
– CPF;
– Nome completo da serventia;
– Telefone para contato.
O boleto de pagamento será enviado para o e-mail que solicitar as inscrições.
 
Atenção! 
 
– Os dados fornecidos nas inscrições serão utilizados na confecção dos certificados. Por conta disso, é imprescindível o máximo cuidado no seu preenchimento;
 
– A inscrição é intransferível. Qualquer mudança deve ser realizada em até 3 dias antes do início do curso (7 de março – Módulo 1; 2 de maio – Módulo 2);
 
– O aluno deve obter um mínimo de 75% de frequência para receber o certificado;
 
– É vedada a participação de consultores externos.
 
 
Confira abaixo a programação na íntegra:
 
MÓDULO 1
 
Encontro 1 – Reflexão Estratégica sobre os serviços notariais: planejamento e gestão de pessoas: 8 horas.
Apresentação do cenário atual sobre a Administração de Cartórios. Debate de conceitos de Planejamento, Estratégia, e Tomada de Decisão por Objetivo. Exposição de ferramentas de análise que permitam aos participantes a reflexão sobre suas próprias estratégias e decisões feitas em um ambiente de incertezas.
Estudos de casos reais a fim de analisar oportunidades, ameaças, e identificar as principais preocupações relativas aos riscos do negócio (administração de custos, controle dos procedimentos, qualidade dos serviços notariais, entre outros).
Esta sessão discutirá os seguintes pilares:
– Diagnóstico setorial dos cartórios extrajudiciais: visão geral dos fatores externos e internos;
– Titular do Cartório: um Exemplo, um Líder e um Empresário;
– O Líder e Liderança: relação entre liderança, valores organizacionais e comportamento;
– Relação funcionários satisfeitos: clientes satisfeitos;
– Importância da capacitação dos colaboradores para minimizar falhas no processo;
– Importância da remuneração;
– Colaborador com desempenho ruim: o que fazer?
– Por que ter uma estratégia voltada para Gestão de Pessoas?
 
Encontro 2 – Como estamos? Foco em Finanças: 8 horas.
Esta sessão mostrará na primeira parte as noções básicas de Planejamento Financeiro (Finanças e Contabilidade) para minimizar custos e aumentar o controle, principalmente na gestão por resultados e, assim, obter mais saldo em caixa e lucro. O objetivo é controlar as entradas e saídas de caixa, realizar a análise do caixa (variáveis que influenciam) e as projeções para investimento e execução do planejamento estratégico.
 
Encontro 3 – Para onde vamos? Como vamos alcançar as diretrizes estratégicas: 8 horas.
Treinamento específico sobre como a estratégia cartorária pode ser alcançada. Definição dos objetivos estratégicos, como serão controlados e implantados por meio de ferramentas administrativas, tais como o PDCA (Plan-Do-Check-Act) e o BSC (Balanced ScoreCard). Desenvolvimento do “Mapa da Estratégia”, apresentando a estrutura geral necessária para desenvolver um plano de ação. A metodologia apresentada segue os conceitos doutrinários testados e aprovados em organizações públicas e privadas, de grande e pequeno porte.
 
MÓDULO 2
 
O Módulo 2 ensinará a vincular, através de exemplos, o planejamento à ação, ou seja, a estratégia à operacionalização ao definir o “painel de desempenho” utilizando:
1) o mapa da estratégia (para comunicar);
2) o sistema de indicadores (para medir);
3) o estabelecimento das iniciativas (para executar).
 
Serão duas perspectivas por dia de evento:
 
Encontro 1
• Financeira
• Clientes/Mercado
 
Encontro 2
• Procedimentos Internos
• Aprendizado e Inovação (pessoas e sistemas)
 
Palestrantes:
 
Talita Caldas é Sócia–Diretora da Tac7, consultoria especializada em Desenvolvimento Gerencial de Cartórios. Formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Gestão Estratégica pela USP.  Talita desenvolveu sua carreira na área de prestação de serviços, trabalhando sempre com foco no cliente. Participou do desenvolvimento de projetos em empresas multinacionais da Espanha, Holanda, França, Estados Unidos e Suécia. Sua experiência inclui trabalhos na área de Marketing de Relacionamento, Pesquisa e Inteligência de Negócios, implantação de Softwares de Relacionamento com Cliente (CRM) e de Gestão de Numerário, elaboração de Plano de Marketing para lançamento de novos produtos, elaboração de Planejamento Estratégico, desenvolvimento de Plano de Administração de Fornecedores, Analise de Eficiência e Produtividade, Pesquisa de Mercado, criação de Modelo de Negócios (Business Plan), e execução de treinamentos nacionais e internacionais. Pelo seu comprometimento com causas sociais e excelente desempenho acadêmico, ganhou uma bolsa de estudos patrocinada pela Fundação Ford, em 2009, para trabalhar em Washington DC. Nos últimos três anos estudou Administração de Cartórios, oportunidade em que desenvolveu um projeto para a conclusão do curso de especialização da USP, que destaca a possibilidade da utilização do Balanced ScoreCard para melhorar a eficiência da gestão administrativa das serventias extrajudiciais. Observação: Consultores convidados da TAC7 participarão dos eventos.