Nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) realizou em sua sede mais uma Reunião de Associados. O encontro também é transmitido via streaming tanto pelo site oficial do CNB/SP (área restrita/transmissão ao vivo) e pelo App Debates Notariais.
 
Na ocasião, o presidente do CNB/SP, Andrey Guimarães Duarte, iniciou a reunião apresentando os resultados de Comunicação referentes ao primeiro semestre do ano de 2017. Nestes primeiros seis meses do ano 1047 reportagens relacionadas à entidade foram emplacadas na mídia em veículos como TV Globo, TV Cultura, Globo News, Band News, O Estado de São Paulo, Folha de S.Paulo, Playboy, IstoÉ, Exame, Rádio Jovem Pan, CBN, UOL, Placar, Terra e G1. Além disso, a página oficial da associação no Facebook ganhou 21.305 novos seguidores, alcançando com os posts 1,5 milhão de pessoas.
 
Depois do relatório de acompanhamento legislativo, o presidente do CNB/SP introduziu as pautas jurídicas mais relevantes para o notariado nos últimos dois meses. Foram discutidas três decisões da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo (CGJ/SP): a primeira sobre o desconto de 40% concedido para as escrituras públicas de loteamento; a determinação que autoriza os tabelionatos de protesto da capital a voltarem a realizar os atos de apostilamento e, por fim, a rejeição da sugestão de sigilo nos inventários extrajudiciais, por entender que a proposta já foi negada tendo em vista a vedação contida no art. 42 da Resolução 35 do CNJ.
 
Também foram destacadas algumas novidades: os próximos dois módulos do Entrenotas, que abordarão  os “Aspectos Polêmicos do Direito Societário e Notarial” e “A (in)capacidade civil e seus reflexos no tabelionato”. A diretora do CNB/SP Laura Vissotto ressaltou a importância da participação de todos no que diz respeito às sugestões dos temas das aulas. “Queria aproveitar para pedir sugestões de outros temas que vocês julguem importantes para o treinamento dos funcionários dos cartórios. No dia a dia é possível identificar quais são as necessidades que a equipe têm para que possamos trazer os professores e assim esclarecer todas as dúvidas”, afirmou.
 
No dia 8 de agosto, o CNB/SP disponibilizou um e-book sobre gestão administrativa extrajudicial. Em parceria com a com a sócia-diretora da Tac 7 (consultoria especializada em Desenvolvimento Gerencial de Cartórios), Talita Caldas, o material foi baseado em uma pesquisa da USP sobre “como é feita a gestão administrativa das serventias extrajudiciais no estado de São Paulo”.  (Clique aqui para conferir)
 
Por fim, os presentes foram convidados a participar do Curso de Autenticação e Reconhecimento de Firmas em São José do Rio Preto, que ocorrerá no dia 2 de setembro, no Hotel Quality Saint Paul, das 9h às 13h.