Especialistas respondem dúvida de leitor sobre direito de família
 
Minha mãe era casada com o meu pai quando faleceu. Depois ele começou a se relacionar com outra pessoa e agora quer passar uma das casas que tem para o nome da sua companheira. Isso é possível sem a concordância dos filhos, que já são maiores de idade?
 
Resposta de Samir Choaib e Júlia Marrach de Pasqual:
 
Primeiramente, necessário analisar se, com a morte da sua mãe, foi realizado o seu inventário, bem como o regime de bens adotado pelos seus pais no casamento, para posteriormente verificar se o imóvel que seu pai deseja “doar” para a atual esposa integraria ou não o patrimônio comum de seus pais.
 
Considerando que o imóvel não integraria o patrimônio comum de seus pais, segundo a legislação vigente, o seu pai pode “doar” a casa para atual companheira, desde que o imóvel não represente monetariamente mais da metade dos seus bens.
 
Isso porque qualquer pessoa pode dispor livremente em vida da metade de seus bens, reservando a parte legítima, aquela reservada apenas aos herdeiros legítimos, aos seus descendentes (filhos, netos), ascendentes (pais, avós), cônjuge, companheiro e colaterais até 4º grau (irmãos, sobrinhos).
 
O fato de os filhos serem maiores de idade não lhes dá qualquer direito de veto e não impede o pai de dispor de seu patrimônio como bem lhe aprouver, respeitados os limites legais da parcela disponível de seu patrimônio e desde que esteja gozando de boas faculdades mentais.
 
Em resumo, não há direito sobre expectativa de herança, bem como não existe herança de pessoa viva.