Congresso organizado pelo CNB/MG reuniu autoridades do legislativo e judiciário mineiro, assim como especialistas e representantes do notariado nacional na noite desta quinta-feira (07/04)

 

O Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) marcou sua presença na abertura solene do Encontro Notarial Mineiro na noite desta quinta-feira (07/04). A presidente da entidade, Giselle Oliveira de Barros participa do Congresso estadual em Tiradentes/MG e leva a Caravana Notarial ao evento em intervenção que ocorrerá no próximo sábado (09/04).

 

Durante a abertura do Encontro, ao lado de Victor de Mello e Moraes, presidente do Colégio Notarial de Minas Gerais (CNB/MG), Giselle iniciou seu discurso ao falar sobre a força do notariado do estado. “Estamos na vanguarda da atividade extrajudicial brasileira, sendo um dos pilares na prestação de serviços digitais de qualidade. […] Temos a oportunidade decidirmos qual será o papel de nossa atividade no futuro e conto com os notários e notárias mineiros nesta nova jornada”, disse.

 

Em um segundo momento, Giselle ressaltou a relevância de personagens mineiros para a história e a identidade nacional e citou o ex-presidente do Brasil e mineiro, Tancredo Neves: “A pátria não é o passado, mas o futuro que construímos com o presente. não é a aposentadoria dos heróis, mas tarefa a cumprir. é a promoção da justiça; e a justiça se promove com liberdade” disse. Nas palavras do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes, a fala de Giselle captou a “alma mineira e abraçou os notários enquanto suscitou um espírito de pertencimento e coragem”.

 

Ao longo do discurso, Giselle citou sobre o “ser mineiro” como alguém com marca registrada, com história, amor à liberdade e vida interior e, por fim, parafraseou outro grande herói mineiro, Tiradentes. “Enlouquecido de esperança que, há duzentos anos disse: ‘se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação’. Pois bem, se todos quisermos – e trabalharmos juntos – podemos construir juntos o futuro do notariado”, concluiu.

 

O evento contou também com a ilustre presença do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, professor Eros Grau, que elogiou a “união e força do notariado, capaz de produzir tamanho evento” e relembrou seu tempo como professor do Departamento de Direito Econômico da Universidade de São Paulo, onde lecionou para Giselle Oliveira de Barros durante sua graduação.

 

O presidente do CNB/MG, Victor de Mello e Moraes agradeceu a presença do ministro e ressaltou a relevância de seus estudos e atuação na história do judiciário brasileiro, assim como no desenvolvimento do setor extrajudicial em território nacional. “Nosso encontro ganha novos ares, novos patamares de relevância ao contar com a presença do ministro Eros”, disse. Grau, por sua vez, reforçou a importância de encontros, congressos, confrarias e tantas outras “oportunidades que possam reunir notários”. “Guardo muito bem na memória a importância que o notariado francês dava aos jantares e encontros entre tabeliães. Ser convidado para uma noite especial com este grupo de profissionais era uma honra pois ali se debatia o futuro da atividade. Não pude recusar o convite para cá por justamente retomar este sentimento de união e força”, disse o professor, atualmente com 81 anos de idade.

 

Para encerrar a noite, o Encontro Notarial Mineiro premiou alguns dos principais nomes no desenvolvimento da atividade no estado com a Medalha Tabelião Abílio Ottoni Guedes Sarmento. A presidente do CNB/CF foi lembrada pela condecoração e também representou o diretor da entidade e ex-presidente, Ubiratan Guimarães, que não pôde estar presente no evento.

 

O Encontro Notarial Mineiro continua sua programação nesta sexta-feira (08/04) e receberá a Caravana Notarial do CNB/CF no próximo sábado, com apresentações a partir das 9h30 da manhã.

 

Fonte: CNB/CF

Deixe uma resposta