No dia 15 de abril, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) realizou, em sua sede institucional, a primeira Reunião de Associados de 2024. O encontro, que foi realizado de forma híbrida (presencial e online), contou com a participação total de 67 colegas e debateu inúmeros tópicos de interesse para o notariado.

 

Na ocasião, o ex-presidente e atual primeiro vice-presidente do CNB/SP, Daniel Paes de Almeida, abriu a reunião elencando, de forma resumida, os trabalhos desenvolvidos ao longo dos seus quatro anos de gestão (2020 a 2024). “O trabalho que foi desenvolvido aqui foi muito além do que o que foi desenvolvido pelo ‘Daniel’. Teve muita gente envolvida, muita gente se doando e dedicando o seu tempo para fazer as coisas acontecerem. O que ficou bem marcado nesses últimos quatro anos de trabalho foi a transição do ambiente dos cartórios para o digital – eu tenho muito orgulho em ter feito parte dessa transição para os atos notariais eletrônicos, ter contribuído para o e-Notariado”, ressaltou.

 

Logo em seguida, o recém-empossado presidente do CNB/SP, André Medeiros Toledo, agradeceu, mais uma vez, todo o trabalho desenvolvido pela antiga diretoria – em nome do ex-presidente Daniel Paes de Almeida, já que esse foi o primeiro evento do tipo realizado desde a sua posse. “Desde 2007 não vivemos um momento como o que estamos vivendo hoje, com tantas novas atribuições. Temos então esse desafio de colocarmos o notário de ponta a ponta do estado, todos na mesma página – tendo a possibilidade de ser árbitro, de fazer uma smart escritura, um escrow account, de tantas atribuições que surgiram dessas últimas duas leis, principalmente”, ressaltou.

 

Em seguida, apresentou aos associados os pilares que embasarão a sua gestão, abordando os seguintes aspectos: projetos em andamento, cursos/Centros de Estudos Notariais, acompanhamento legislativo e jurídico, além da área de comunicação. Os projetos em andamento são: Correspondente Imobiliário, Arbitragem, Detran/SP, Central de Notificações Suspeitas e outros (âmbito federal).

 

Seguindo, Toledo introduziu o calendário completo de cursos de 2024 (acompanhe no Centro de Estudos Notariais) e as novidades que estão por vir (ampliação dos cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional, capacitação nas novas atribuições, incentivo à produção acadêmica etc). No âmbito legislativo e jurídico, foram abordados novos provimentos, a Reforma do Código Civil, diversos projetos de lei e expedientes em andamento. Foi destacado pelo Assessor Jurídico do CNB/SP, Rafael Depieri, ainda, que o Departamento Jurídico permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas dos colegas, as quais podem ser encaminhadas para [email protected], bem como disponibiliza aos associados a Defesa Institucional de Prerrogativas Notariais (DIPN), as quais podem ser solicitadas para [email protected].

 

Por fim, foram apresentados os principais resultados da área de comunicação do CNB/SP de janeiro a março de 2024. Na imprensa, foram 62 matérias publicadas, sendo 45 em âmbito digital/online e 17 em rádio/TV. Vários foram os temas trabalhados: adjudicação compulsória, AeV, Divórcio e Inventário, entre outros. Enquanto isso, as plataformas digitais do CNB/SP continuam em constante ascensão e ganhando visibilidade. O Instagram da associação conta agora com aproximadamente 74 mil seguidores. A publicação com maior audiência nos últimos meses alcançou mais de 44,5 mil pessoas (formato Reels). Foram 859 curtidas ao todo.

 

A próxima Reunião de Associados (que é transmitida online via Portal do Associado*) ocorrerá no dia 20 de maio. Acompanhe!

 

*Caso não tenha cadastro no Portal do Associado ou precise recuperar seu acesso, realize-o com a maior brevidade possível. O acesso será fundamental para garantir sua participação no encontro.

 

Realize seu cadastro ou recupere seu acesso via link: https://cnbsp.org.br/associado/cadastro.

 

Programe-se:

 

CALENDÁRIO 2024 – REUNIÃO ASSOCIADOS CNB/SP

 

20/05

17/06

19/08

16/09

21/10

25/11

 

Fonte: CNB/SP

Deixe uma resposta