O encontro, realizado de forma exclusivamente online, apresentou os resultados da comunicação, do acompanhamento legislativo e jurídico, além dos projetos em andamento
No dia 17 de junho, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) realizou pela primeira vez, em formato exclusivamente online, a Reunião Mensal de Associados. O encontro reuniu cerca de 100 participantes para discutir temas importantes para o setor notarial.
A reunião teve início com a apresentação dos principais resultados e avanços das estratégias de comunicação, relativos aos dois últimos meses. Na imprensa, foram publicadas 22 matérias, sendo 21 em plataformas digitais. Entre os destaques, estavam as publicações sobre atos eletrônicos e contratos de namoro, que foram repercutidas por veículos como G1, Migalhas, Bom Dia Brasil (Globo), CBN, Diário do Estado, Folha de S. Paulo, entre outros. Nas redes sociais, o CNB/SP segue em crescimento. O Instagram da associação conta com 80 mil seguidores e a publicação mais engajada teve alcance orgânico de 66.524 pessoas, 817 curtidas e 996 compartilhamentos.
Clique aqui para acessar o relatório de comunicação na íntegra.
Em seguida, o presidente do CNB/SP, André Toledo, deu início à apresentação realizando agradecimentos especiais à equipe do CNB/SP pelo excelente trabalho entregue na segunda edição do Regionais em Ação, ocorrido nos dias 13 e 14 de junho em Sorocaba (SP). Em seguida, comentou sobre o Rebranding aplicado à seccional de São Paulo tanto no meio digital quanto no físico. “Isso faz parte de um movimento de integração não só de comunicação, mas também político. Estamos atuando também na diretoria de Relações Institucionais”, explicou. “São Paulo é pioneiro mesmo pois temos uma força de trabalho impressionante – então quando falarmos de projetos, estamos falando de projetos que estão ocorrendo somente na seccional de São Paulo mas que depois vamos ampliar para todo o Brasil – como sempre aconteceu desde as Centrais, e agora temos também com a Câmara Arbitral, Correspondente Imobiliário, a reestruturação desse braço pedagógico do Colégio Notarial – que vai ser o Instituto de Estudos e Pesquisas do Notariado (IEPN)”, elencou o presidente.
Segundo André Toledo, o IEPN é a “menina dos olhos” do CNB/SP pois irradia em todas as áreas: não somente na capacitação dos notários e colaboradores mas também no potencial de relações institucionais muito fortes. “Ele tem um potencial de construção de pautas e de defesa de pautas que lutamos tanto em Brasília construindo argumentos para defender o nosso ponto de vista, notas técnicas. Temos também uma disputa acadêmica. Então agora podemos não somente ter a Escola de Escreventes como também a Escola de Altos Estudos que, com certeza, vai ter um papel determinante como as demais frentes de atuação dos eventos (Ex: Webinares, os Simpósios que virão ou o Congresso) – A gente quer ser a maior autoridade de Direito Notarial no Brasil”, enfatiza o presidente.
Por fim, Toledo convidou todos os colegas a participarem do XXIV Congresso Paulista de Direito Notarial, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2025, no Hotel W São Paulo. Com o tema “Notariado em evolução: perspectivas e práticas atuais”, o evento comporta mais de 300 participantes, incluindo notários, autoridades jurídicas, acadêmicos e representantes de diversos mercados que operam em conjunto com a atividade extrajudicial. A programação do evento será composta por palestras e painéis especializados, conduzidos por renomados profissionais do meio jurídico, abordando temas fundamentais para a modernização e eficiência do notariado brasileiro. O primeiro lote – com valores especiais – está aberto até o dia 30 de junho para associados, não associados, colaboradores, seccionais parceiras e outros.
Acesse o hotsite do evento para mais detalhes: https://cnbsp.org.br/congresso/
O assessor jurídico do CNB/SP, Rafael Depieri, abordou temas relevantes para a atividade notarial, como o PJE/CNJ 0006712-93.2024.2.00.0000 – Escrow Account; o Comunicado CG nº 377/2025: pedido de Providências nº 0007496-70.2024.2.00.0000: interpretação do art. 290 da Lei nº 6.015/73, que prevê desconto de 50% nos emolumentos na primeira aquisição de imóvel residencial financiado pelo SFH; o Comunicado CG nº 434/2025: Manual de Especificação dos Requisitos do Software – Versão 9.8, com atualização dos procedimentos dos atos do selo digital “AV” – Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEV); o Processo CG nº 2022/129100: Parecer 186/2025-E – Homologação Homefin; o PL 2338_2023 – Marco Legal da Inteligência Artificial: Requerimento para participação nas audiências públicas, visando apresentar: impactos da classificação de IA de alto risco sobre o e-Notariado; equilíbrio entre segurança jurídica, proteção de dados e inovação; experiência do CNB/CF na gestão de certificados digitais e biometria (Provimento CNJ nº 149/2023); além do PL 3.965/2021 (Emenda nº 2): Atuação contra a emenda que permite transferência eletrônica de veículos com assinatura avançada, buscando sua retirada; do PLS 524/2025: apresentada Nota Técnica pela inconstitucionalidade da possibilidade de estados alterarem os limites territoriais dos tabeliães (proposta também emenda para corrigir o texto).
A próxima Reunião de Associados, transmitida online pelo Portal do Associado*, ocorrerá em 29 de agosto de 2025. Acompanhe!
*Caso não tenha cadastro no Portal do Associado ou precise recuperar seu acesso, realize-o com a maior brevidade possível. O acesso será fundamental para garantir sua participação no encontro.
Realize seu cadastro ou recupere seu acesso via link: https://cnbsp.org.br/associado/cadastro.
Programe-se:
CALENDÁRIO 2025 – REUNIÃO ASSOCIADOS CNB/SP
18/8 (SEG)
29/9 (SEG)
17/11 (SEG)
XXIV CONGRESSO PAULISTA DE DIREITO NOTARIAL
26, 27 e 28 de agosto de 2025
Fonte: CNB/SP
Deixe um comentário