O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, apresentará um balanço de sua gestão à frente do órgão nesta terça-feira (23/9), na 5ª Sessão Extraordinária de 2025. A sessão terá início às 14h e inclui o lançamento do sistema para gestão de precatórios e da Escola Nacional da Magistratura (Enaju), além do anúncio de novas parcerias na área da sustentabilidade e da segurança pública e de estatísticas do Judiciário.

Um dos acordos será firmado com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), com foco em promover o uso consciente e eficiente da energia elétrica no Judiciário. A iniciativa busca reduzir o consumo energético, preservar os recursos naturais e contribuir para o combate às emissões de gases de efeito estufa. A outra parceria será formalizada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, para viabilizar o acesso aos dados da Polícia Federal pelo Judiciário.

Na área tecnológica, será apresentado o Sistema Nacional de Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (SisPreq). Criado para organizar e facilitar a vida de quem lida com precatórios e RPVs — dívidas que o governo precisa pagar após decisões judiciais —, o SisPreq é uma plataforma nacional que reúne todas as informações, trazendo mais clareza, agilidade e controle sobre esses pagamentos, que hoje são realizados de forma fragmentada.

Já a Escola Nacional do Poder Judiciário (Enaju) deve fortalecer a formação de servidores e servidoras da Justiça em todo o país. Aprovada pelo CNJ, ela organizará cursos, promoverá inovação e integrará as escolas judiciais dos tribunais, respeitando a autonomia de cada órgão.

Também serão apresentados, ao longo da tarde, os destaques do relatório Justiça em Números 2025, com dados sobre o desempenho e a produtividade do Judiciário brasileiro e resultados das políticas públicas desenvolvidas pelo CNJ para a Justiça no país, entre outros pontos.

Acompanhe a 5ª Sessão Ordinária de 2025 no canal do CNJ no YouTube

Fonte: CNJ

Deixe um comentário