Registradora Bianca Castellar publica tese de doutorado pela editora Lumen Juris
Afinal de contas, qual sistema registral imobiliário apresenta mais segurança jurídica, mais eficiência e menor custo: o brasileiro ou o dos Estados Unidos? Essa é a pergunta que Bianca Castellar Faria, titular do 1º Registro de Imóveis de Joinville/SC, buscou responder em sua tese de doutorado, defendida em 2022, e que acaba de ser transformada no livro Registro de Imóveis: Brasil x Estados Unidos.
Publicada pela Editora Lumen Juris, a obra compara os respectivos sistemas registrais e apresenta as fragilidades do relatório Doing Business, produzido pelo Banco Mundial até 2021 – quando foi descontinuado. Além disso, o trabalho da registradora também tenta desmistificar o chamado “complexo de vira-lata tupiniquim”, que ocorre quando enaltecemos o sistema registral imobiliário norte-americano e desmerecemos o brasileiro, sem dados consistentes sobre ambos.
Segundo Bianca, “essa imagem distorcida traz prejuízos ao sistema brasileiro, na medida em que a sociedade em geral fica com a impressão de que há necessidade de aproximarmos o modelo nacional ao norte-americano”, refletiu. E, para quem for ler a obra, um pequeno spoiler: o sistema nacional é mais bem estruturado e seguro do que o dos Estados Unidos.
Para adquirir seu exemplar, acesse o link no botão abaixo. A obra se encontra com um super desconto de lançamento, então não perca tempo!
https://lumenjuris.com.br/Categoria/registro-de-imoveis–brasil-x-estados-unidos-2023-3977/p
Fonte: CORI/MG
Deixe um comentário