No dia 15 de agosto, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) reuniu em seu auditório 50 delegados de polícia para o “Treinamento sobre Censec e Selos de Segurança”. O evento teve como objetivo instruir os agentes da lei acerca do combate às fraudes por meio do acesso aos atos notariais disponibilizados pela Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), de forma a contribuir para a manutenção da segurança pública.
 
O presidente do CNB/SP e ex-delegado de polícia, Andrey Guimarães Duarte, abriu a exposição apresentando a importância da atividade notarial para o combate ao crime, colaborando diariamente com a pacificação social e com a prevenção aos litígios. “Os tabeliães de notas são profissionais do Direito, dotados de fé pública, que recebem do Estado a delegação para o exercício da atividade notarial. Os serviços notariais destinam-se a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos”, afirmou.
 
Ele ainda explicou que muito embora a central notarial seja gerida pelo CNB/SP, ela funciona em âmbito nacional. “Todos os atos notariais realizados no Brasil são remitidos para a nossa central – hoje temos 80% dos estados integrados”, esclareceu. Dessa forma, documentos lavrados a milhares de quilômetros podem ser acessados para diversos tipos de investigações. “Os delegados tem a possibilidade de cruzar dados como escrituras de compra e venda, de doação, procuração – instrumento bastante usado para esconder ‘laranjas’, nomear proprietário – entre outros”. 
 
O papel do notariado frente à desburocratização foi também destacado pelo presidente do CNB/SP. No dia 18 de julho, o Decreto 9.094/2017, publicado no Diário Oficial da União, determinou que o reconhecimento de firma de documentos a serem entregues em órgãos públicos federais só será necessário se houver dúvida quanto à autenticidade ou previsão legal das informações. Sobre isso, os cartórios foram questionados sobre o que fariam para se defender. “Exatamente nada! Os cartórios são a favor da desburocratização: 80% do nosso movimento de autenticação e de reconhecimento de firma é facultativo. É o locador que exige do locatário, não há nenhuma lei determinando isso”, argumentou Andrey Guimarães Duarte”.
 
Hoje, diversos atos praticados pelos notários caminham rumo à desburocratização: mais de 1,7 milhão de atos entre divórcios, inventários, separações e partilhas já foram lavrados em âmbito extrajudicial desde 2007, ano em que foi instituída a Lei n° 11.441. Isso equivale à quantidade de processos que foram retirados do Poder Judiciário, a um custo de R$ 2.300,00 cada. “Nós conseguimos realizar um divórcio em 15 minutos, um inventário em 10 dias, uma carta de sentença em 3 dias”, exemplificou.
 
Em seguida, o assessor jurídico do CNB/SP, Rafael Depieri, adentrou nos conceitos dos atos realizados em balcão como autenticação de documentos e reconhecimento de firma, além de explicar a segurança que envolve a utilização de selos personalizados e de papéis de segurança. Após detalhar a composição dos elementos de segurança de cada selo, instruiu: “é possível verificar o número do selo no Portal Extrajudicial do TJ/SP em “Consulta de Validade de Selo”. Alerta: ocorreram inúmeros roubos de selos esse ano. Por isso, é fundamental a consulta ao portal para verificar se o selo não se inclui entre os que foram objeto de furtos ou de roubos”. 
 
A coordenadora operacional da Censec, Bruna Borges, mostrou o passo a passo de como realizar a navegação na plataforma, a fim de que os delegados encontrem facilmente o documento desejado em questão. Após exemplificar as buscas por meio de nomes homônimos em cada uma das centrais de informações da Censec – CEP, CESDI, RCTO e CNSIP –, ela ressaltou o poder do sistema no combate ao crime. “A Censec é uma ferramenta de suma importância para amparar inquéritos policiais desde o início das investigações. É um meio de averiguar crimes utilizando tecnologia, o que antes não era possível”, aclarou.
 
O titular da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Luiz Carlos do Carmo, esteve presente no evento e agradeceu a mobilização do CNB/SP para a rápida realização do evento para esclarecimento aos seus colegas. “A instituição precisa dessas informações e essa ferramenta é muito importante. Todos os colegas que estão aqui já tiveram aquela necessidade imediata de localizar uma certidão, saber se era falsa ou não, fazer uma consulta e isso tudo é muito difícil para a polícia”, declarou. “O Andrey tem uma visão sistêmica, pois já passou pela casa e compreendeu a demanda. Conversando com cada um, nós percebemos que essa ferramenta é imprescindível para a investigação”.  
 
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