Presidente nacional do Ibdfam, advogado Rodrigo da Cunha Pereira, recebe o advogado Marcelo Truzzi, presidente da Comissão de Advogados de Família do Instituto, para um debate sobre os problemas práticos do inventário.

 

A conversa faz parte do Episódio 9 do Podcast Ibdfam, já disponível no YouTube. Assista!

 

Durante o bate-papo, Truzzi responde quais são os maiores entraves de um inventário, que, segundo ele, é um procedimento extremamente burocrático. “É uma questão burocrática inerente ao próprio procedimento do inventário, mesmo os consensuais.”

 

Confira o episódio na íntegra.

 

Também são abordados pontos que influenciam na demora dos processos, bem como as consequências para os envolvidos. “O litígio é vínculo. As pessoas muitas vezes se mantêm em um processo litigioso porque essa disputa alimenta o que elas têm internamente”, observa Truzzi.

 

O advogado cita situações ainda pouco praticadas no inventário, como a mediação. “Você pede uma audiência de mediação em um processo de inventário e eles (os magistrados) não designam.”

 

Segundo o especialista, litígios sempre vão existir. É necessário, porém, mudar o elemento cultural.

 

Para o advogado, questões pessoais e o apego material são os principais responsáveis pelo entrave nos processos de inventário. “Muitas vezes as pessoas não aceitam a partilha por apego”, comenta.

 

Durante o podcast, os especialistas também fazem uma análise sobre arbitragem e avaliam aspectos da colação.

 

Clique aqui e confira a playlist com todos os episódios já disponíveis do Podcast Ibdfam.

 

Fonte: Ibdfam

Deixe um comentário