Foco na inclusão de pessoas com deficiência
O Tribunal de Justiça de São Paulo disponibilizou aos usuários do portal e-SAJ uma barra de acessibilidade, que direciona para página com orientações sobre as ferramentas que podem ser utilizadas no sistema para auxiliar pessoas com deficiência. Basta clicar na palavra “Acessibilidade” ou no ícone do VLibras, localizados no canto superior direito do portal.
As orientações disponibilizadas na nova página estão divididas em tópicos. São disponibilizadas informações sobre leitores de tela (DOSVOX, NVDA, Orca, Narrador, VoiceOver, JAWS e Virtual Vision); mouse controlado por movimentos da cabeça (eViaCam e HeadMouse); reconhecimento de fala (Dictanote Demo note); tradução automática de conteúdo para Libras (VLibras e Hand TalK); aplicativos para smartphones (Blind-droid Wallet, Digit-Eyes e Librazuka); entre outros itens. Os conteúdos passaram pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça, que atuou diretamente no desenvolvimento da funcionalidade.
A iniciativa busca promover a acessibilidade e inclusão, que é um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2021-2026. Também está alinhada ao determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com relação à adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às diretrizes da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, por meio da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e à Constituição Federal.
Fonte: TJ/SP
Deixe um comentário