Por norma, todos os filhos devem receber o mesmo quinhão da herança. Mas, como é feita essa divisão? Entenda

 

Em qualquer família com mais de dois filhos, algumas questões e disputas envolvem a divisão dos bens pessoais deixados pelos pais.

 

Em certos casos, conflitos ocorrem entre irmãos quando eles discordam sobre como a herança é dividida. Isso geralmente leva a complicações com outros problemas na família, porque um irmão sente que tem mais direitos do que o outro. Algumas pessoas até optam por sair do processo de divisão para evitar o trabalho adicional ou a confusão que isso causa.

 

Porém, todos os envolvidos precisam entender a lei que determina o resultado de qualquer disputa de herança. Embora não seja fácil, descobrir o que diz a lei ajuda as pessoas a negociar acordos durante as disputas.

 

Inventário

 

Os bens deixados pelos pais devem ser inventariados, caso contrário, a papelada resultante terá que ser preenchida. Este é um processo regular que garante que os bens dos pais serão repassados ​​aos filhos.

 

A fim de inventariar adequadamente sua herança, os beneficiários devem abster-se de vender qualquer um dos pertences que receberem. Isso ocorre porque o inventário inadequado de propriedades causa problemas de comercialização, como no caso de imóveis.

 

As transferências de sucessões garantem segurança financeira para a família. Isso ocorre porque, quando os ativos passam pelo processo de inventário, aumentam as chances de que os interesses dos herdeiros serão mantidos e impedem a depreciação do patrimônio.

 

Como é feita a divisão?

 

Em geral, todos os filhos devem receber a mesma parte dos bens dos pais. Isso significa dividir os bens deixados pela mãe ou pelo pai igualmente entre os irmãos, sejam eles naturais ou adotados.

 

Todos os filhos, independentemente do estado biológico ou adotado, têm direito à metade da herança. Isso ocorre porque todas as crianças são consideradas iguais pela regra geral. A outra metade do patrimônio fica para o cônjuge do falecido, se houver.

 

Ao fazer um testamento, os membros da família podem deixar até metade de seus bens para qualquer destinatário que escolherem. Essa é a única maneira de um irmão receber uma parcela maior dos bens.

 

Fonte: O Debate

Deixe uma resposta