De 28 a 30 de junho, o II Seminário Nacional de Processo Civil, realizado pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT, contará com uma rica programação e palestrantes de peso para debater temas de alto impacto para a efetividade da Justiça. O evento é realizado na modalidade a distância e as inscrições são gratuitas (para se inscrever, clique aqui).

 

Entre os assuntos que serão objeto do seminário estão A Revelia e seus novos contornos, pela Doutora e Mestre em Direito Flavia Pereira Hill; Desjudicialização, jurisdição voluntária e serventias extrajudiciais, pela Registradora Civil e Tabeliã Renata Cortez; e Decisão de saneamento e organização do processo como ato compartilhado entre partes e juiz, pela Professora e Advogada Carolina Uzeda. Confira a programação completa, e atualizada, no site do Seminário.

 

O seminário tem como principal objetivo promover reflexões sobre as mudanças e os desafios impostos pelo CPC, permitindo a identificação de oportunidades de melhorias no sistema processual brasileiro e disseminando novos conhecimentos sobre o Judiciário.

 

A importância do CPC (Lei 13.105/2015)

 

O Código de Processo Civil – CPC, que entrou em vigor em março de 2016, trouxe uma série de mudanças importantes para a matéria, sendo uma das principais, a valorização da solução consensual de conflitos, por meio da mediação e conciliação, que passaram a ser incentivadas em todas as etapas do processo.

 

Além disso, o CPC estabeleceu prazos mais curtos para os processos, a fim de conferir maior celeridade aos trâmites; inseriu a adoção do incidente de resolução de demandas repetitivas, que permite a uniformização de decisões em casos semelhantes; previu a figura do amicus curiae – que permite a participação de terceiros com interesse na causa -, e a ampliação da tutela coletiva, que permite a defesa de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.

 

Em suma, o CPC representa um avanço significativo para o processo civil brasileiro, ao tornar o sistema mais ágil, eficiente e acessível a todos os cidadãos.

 

O QUE: II Seminário Nacional de Processo Civil: 7 anos de vigência do CPC

 

QUANDO: 28 a 30 de junho de 2023

 

ONDE: canal do TJDFT no YouTube

 

COMO SE INSCREVER: Seminário de Processo Civil – 7 anos de vigência do CPC (tjdft.jus.br)

 

Fonte: TJDFT

Deixe uma resposta