No dia 28 de abril, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) participou da inauguração da Galeria de Retratos dos Ex-Ouvidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), representado pelo diretor Andrey Guimarães Duarte.
O TJ/SP inaugurou a Galeria de Retratos dos Ex-Ouvidores, iniciativa que homenageia os magistrados que contribuíram para a consolidação da Ouvidoria Judicial como instrumento de escuta, transparência e aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ/SP, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, e reuniu integrantes do Conselho Superior da Magistratura, atuais e antigos ouvidores, magistrados e representantes de instituições jurídicas. O diretor do CNB/SP esteve presente na cerimônia e destacou a importância da jornada do órgão. “Tive a honra de participar de uma cerimônia de grande significado para a história do Tribunal de Justiça de São Paulo: a inauguração dos retratos dos ex-ouvidores do TJ/SP, com especial reconhecimento à trajetória da desembargadora Lígia e do desembargador Afonso Faro. Foi uma homenagem muito justa à memória institucional do Tribunal e a todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para fortalecer o diálogo com a sociedade, a transparência e a construção da Justiça paulista”, afirmou Andrey.
Criada pela Resolução nº 162/2003, a Ouvidoria Judicial representa um canal direto de comunicação entre o cidadão e o Tribunal de Justiça, responsável por receber manifestações como reclamações, elogios, sugestões e denúncias. No último ano, o órgão registrou mais de 28 mil atendimentos, evidenciando sua relevância para o fortalecimento do acesso à Justiça e para o aperfeiçoamento contínuo da prestação jurisdicional. Em 2024, por meio do Assento Regimental nº 589/2024, a Ouvidoria passou a integrar o Regimento Interno do TJ/SP como órgão autônomo.

A nova galeria eterniza os desembargadores Dimas Borelli Machado, Luís de Macedo, Paulo Sunao Shintate, Mohamed Amaro, Wilson de Toledo Silva, Ligia Cristina de Araújo Bisogni e Afonso de Barros Faro Júnior, que exerceram a função desde a criação da Ouvidoria. No biênio 2026/2027, o órgão é conduzido pela desembargadora Rosangela Maria Telles, tendo como ouvidor substituto o desembargador Marcelo Lopes Theodosio.

Durante a cerimônia, a desembargadora Rosangela Maria Telles destacou a dimensão humana e institucional da função, ressaltando que a atuação na Ouvidoria exige escuta qualificada, equilíbrio, empatia, ética e responsabilidade pública. Segundo a magistrada, cada ex-ouvidor homenageado contribuiu para fortalecer a cultura de transparência, confiança e diálogo entre o Tribunal e o jurisdicionado.
Em nome dos homenageados, o desembargador Mohamed Amaro, que esteve à frente da Ouvidoria entre 2008 e 2022, reforçou o papel do órgão como ponte entre a população e a Justiça, em atenção ao princípio do acesso à Justiça, à cidadania e à dignidade humana.

Com sua presença na solenidade, o CNB/SP reforça sua atuação próxima às instituições que compõem o sistema de Justiça, acompanhando momentos que marcam a evolução, a memória e o fortalecimento do Direito no Estado de São Paulo.
Fonte: CNB/SP


Deixe um comentário