As solicitações para emissão de autorização de viagem para crianças aumentaram em torno de 80% desde o início de dezembro no posto de atendimento do Juizado da Infância e Juventude-Infracional – JIJI da Comarca de Manaus do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas – TJ/AM.

 

A alta da demanda, já esperada pelo juizado, tem sido intensa desde o dia 10 de dezembro. Por conta disso, foi instalado um posto de atendimento no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, para que as famílias esclareçam dúvidas sobre o assunto.

 

O aumento do percentual foi registrado do dia 1º até o dia 19, fora os atendimentos relacionados a orientações para viagem de crianças e adolescentes em trechos nacionais e internacionais, distribuição de formulários de autorização de viagem para fora do Brasil e informativos.

 

Os servidores alertam que as companhias aéreas possuem também regras para embarque de crianças e de adolescentes que viajam desacompanhados – algumas empresas não aceitam quando os voos têm conexões.

 

Uma das justificativas seria a preocupação da situação dessas crianças e adolescentes caso ocorra um eventual cancelamento ou atraso em uma das conexões.

 

Além disso, as companhias aéreas não levam adolescentes, a partir dos 12 anos, sem apresentação de documento com foto (RG ou passaporte).

 

Fonte: Ibdfam

Deixe uma resposta