Reconhecer firma de um documento de forma online garante, sem dúvidas, muita praticidade para os brasileiros. Veja mais sobre essa novidade

 

À medida que a tecnologia cresce, os seres humanos são beneficiados pela praticidade de realizar atividades que, antes, eram consideradas demoradas e estressantes. Com a chegada dos serviços digitais, muitas pessoas também se beneficiaram, afinal, quem não quer resolver sua vida no conforto do seu lar, ao invés de ficar por horas em uma fila de espera, não é mesmo?

 

Por isso, trazendo muita praticidade para os brasileiros, os cartórios se atualizaram e deram permissão para que o reconhecimento de firma seja realizado de forma online. Confira mais sobre esse assunto e saiba como fazer.

 

Reconhecimento de firma online

 

O reconhecimento de firma é um processo de extrema importância que garante a autenticidade de um documento para ambas as partes envolvidas em uma transação. Ele segue algumas etapas rigorosas para conferir tal autenticidade a qualquer documento. Agora, pela plataforma e-Notariado, são feitas as etapas de verificação e manutenção dos registros presentes nos cartórios.

 

O processo de reconhecimento de firma serve para evitar possíveis fraudes sobre algum documento, além de garantir segurança aos dados dos brasileiros e, por essa razão, a aceitação do reconhecimento de firma pela internet vem sendo lenta. Todavia, o que muita gente não sabe é que o processo online conta com o mesmo rigor e segurança daquele que é realizado presencialmente.

 

Apesar de muito inovador, esse processo ainda deixa dúvidas. Portanto, veja a seguir como realizar o seu reconhecimento de firma de forma online:

 

O cidadão interessado deve possuir certificado digital e registro de firma no cartório e, com isso, o tabelião faz uma chamada de vídeo com o solicitante, a fim de confirmar a identidade do mesmo.

 

Em seguida, é realizado o preenchimento de um certificado que confirma todos os pontos citados e, após esses trâmites, são afixadas a assinatura e o selo do tabelião. O envio do documento é realizado pelos Correios.

 

Fonte: Escola Educação

Deixe uma resposta