Quando um casal opta pelo divórcio, outras dúvidas começam a surgir, sobre os tipos de divórcio, locais em que ele pode ser efetivado, entre outras. Esse texto é justamente para tirar todas as suas dúvidas referentes aos tipos de divórcio disponíveis e como funciona o processo de cada um.

 

Divórcio no cartório

 

O número de divórcio aumentou consideravelmente nos últimos anos, em especial durante o período da pandemia.

 

Alguns especialistas acreditam que a convivência diária pode ter sido fatal para alguns casais. As brigas, os gastos, a rotina, são alguns dos fatores que podem acabar influenciando nessa decisão.

 

O momento do divórcio já é bastante difícil, principalmente quando é vontade de apenas uma das partes envolvidas se separar. Além do divórcio em si, o casal ou ex casal precisará lidar com uma nova rotina, novas responsabilidades, para um deles até mesmo uma nova casa.

 

Além disso, a família do casal, especialmente se eles tiverem filhos, também será diretamente afetada pelo divórcio. Para a maioria das crianças esse é um período considerado traumático. E além de ser informada sobre o divórcio, normalmente a criança acaba presenciando as brigas e problemas que antecedem essa decisão.

 

Sabemos que um casal não acorda em um dia e decide, sem brigas ou discussões, que irá se separar. A decisão, normalmente, antecede diversas situações, situações que incomodaram e provavelmente se repetiram muitas vezes até que o casal escolhesse o divórcio como melhor opção.

 

Sabendo que o divórcio em si já é bastante complicado, buscar maneiras de facilitar esse processo e amenizar o sofrimento que pode ser causado por ele, o casal deve considerar se separar da maneira mais amigável, dentro do que o contexto permite, pensando não apenas neles, mas nos filhos, se houver.

 

Nesses casos, a separação em um cartório, se maneira mais simplificada e também da maneira mais rápida, pode ser a melhor, ou uma das melhores alternativas.

 

Além disso, durante a pandemia, houve uma certa facilitação do processo de divórcio, uma vez que ele passou a ser realizado através de chamadas de vídeo, sem necessidade de juiz ou de comparecer a um tribunal.

 

É claro que ninguém casa pensando em se separar e nem deve, mas, por ser uma possibilidade, é preciso que todos se mantenham informados sobre os tipos de divórcio e também como ele funciona.

 

Como funciona o divórcio no cartório

 

Quando pensamos em divórcio, no modo antigo, logo imaginamos um casal brigando e discordando de absolutamente tudo, uma família destruída e crianças traumatizadas.

 

É comum visualizar também uma audiência em um tribunal e um juiz sério e talvez ranzinza. Mas, felizmente, os tempos mudaram e essa já não precisa ser a única realidade possível.

 

É claro que ainda existem o casais que se separam de maneira turbulenta, e pra esses, as características citadas anteriormente ainda são uma realidade. No entanto, casais que se separaram de maneira amigável ou minimamente respeitosa, podem separar-se em um cartório, nem a necessidade sequer de um juiz, sendo necessária apenas a presença de um advogado, que pode inclusive ser o mesmo para ambos os lados.

 

Vale ressaltar que o processo de divórcio costuma ser mais complicado para os casais que possuem filhos menores de idade, isso porque, além da separação em si, o casal precisar lidar e acertar questões como a divisão dos bens, a guarda dos filhos e também a pensão alimentícia.

 

Nesses casos, mesmo que o casal se separe de maneira amigável, a ação judicial é obrigatória, até mesmo como forma de proteger os direitos da criança ou das crianças envolvidas. De certa forma, não apenas a vontade, mas todos os aspectos da separação precisam ser levados em conta antes do casal decidir qual o tipo de divórcio escolher.

 

No próximo tópico você verá quais tipos de divórcio podem ser realizados em cartório.

 

Fonte: HPG

Deixe uma resposta