Cancún (México) – O notariado brasileiro marcou presença nos últimos dias 29 e 30 de novembro das reuniões do Conselho Geral e da Assembleia de Notariados Membros da União Internacional do Notariado Latino (UINL), realizadas em Cancún, no México. Na ocasião, o Brasil recuperou duas cadeiras no Conselho Geral da entidade, passando a contar com cinco conselheiros internacionais, e teve eleito Ubiratan Guimarães para compor o Conselho de Direção da entidade.

 

Concorrendo com outras quatro candidaturas – Canadá, Peru, México e Argentina – Ubiratan Guimarães obteve 38 dos 51 votos disponíveis e assumiu uma das cadeiras do Conselho de Direção da entidade. “O Brasil é um país de extensão continental, com cerca de 9 mil notários. Estamos hoje na vanguarda da digitalização dos serviços notariais, com 100% deles em meio eletrônico. Desta forma, pretendo colaborar da melhor maneira possível com o notariado, colocando meu amor pela atividade a serviço de toda a comunidade notarial do mundo”, disse.

 

Já para as vagas no Conselho Geral da entidade, a representação do notariado brasileiro, até então com três conselheiros, obteve duas novas cadeiras e agora conta com cinco representantes internacionais: Ubiratan Guimarães (SP), José Flávio Bueno Fischer (RS), José Renato Vilarnovo (RJ), Rodrigo Reis Cyrino (ES) e Ana Paula Frontini (SP).

 

“Foi uma experiência magnífica estar representando o Brasil em uma entidade que reúne nada menos do que 91 países do mundo. Isto só mostra a força e a representatividade da atividade notarial no mundo e o quanto o Brasil pode beber na fonte e experiência dos demais países para aperfeiçoar nossa atividade”, destaca o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ), José Renato Vilarnovo Garcia, agora novo conselheiro da entidade internacional.

 

Diretor do Conselho Federal e ex-presidente da Seccional do Espírito Santo, Rodrigo Reis Cyrino falou sobre a nova função internacional. “Trata-se de uma participação muito importante para o notariado brasileiro. Podemos trazer as nossas características, apresentar a evolução digital da atividade no Brasil, mas também aprender muito com as experiências internacionais para o fortalecimento do notariado brasileiro”, disse.

 

Durante a Assembleia, conduzida pela presidente da entidade, a argentina Cristina Armella, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela entidade ao longo dos três últimos anos, como as visitas online aos notariados membros, a fundação da Escola Mundial do Notariado, da Academia Notarial Africana.

 

Durante o evento também foram apresentados os panoramas do notariado nos cinco continentes, por meio do trabalho dos vice-presidentes continentais para a América do Sul, América do Norte, Central e Caribe, Europa, África e Ásia.

 

Entre as comissões de trabalho da entidade, tiveram apresentações as Comissões de Cooperação Notarial Internacional (CCNI), que apresentou os relatórios que levaram ao ingresso do Cazaquistão e do Uzbequistão na entidade, a Consultiva, o GT de Participação com Organismos Internacionais, o Conselho de Vigilância Financeira, a Oficina Notarial Permanente de Intercâmbio Internacional (ONPI), a Comissão de Direitos Humanos, de Temas e Congressos, de Deontologia Notarial, de Segurança Social Notarial e os Grupos de Trabalho de Novas Tecnologias e Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

 

Fonte: CNB/CF

Deixe uma resposta