É necessário possuir um certificado digital notarizado

 

Reconhecer firma é um procedimento para atestar a autoria e autenticidade de uma assinatura, e é necessário para dar sequência a diversos processos burocráticos. Antes, era possível reconhecer firma apenas presencialmente em um cartório, mas, agora, através do e-notariado, isso mudou. A ferramenta permite que os usuários tenham uma assinatura digital com firma reconhecida, o que deve agilizar o processo de muitas pessoas.

 

Para ter acesso a assinatura digital reconhecida será necessário um certificado digital notarizado em um cartório credenciado (clique aqui para consultar os cartórios credenciados).

 

Como ter uma assinatura digital com firma reconhecida

 

Para ter acesso à uma assinatura digital com firma reconhecida será necessário solicitar seu certificado digital notarizado por um cartório cadastrado. Para isso:

 

  • Acesse o link para solicitar seu certificado digital notarizado ou acesse o site oficial do e-notariado e procure a opção “Clique para emitir”.
  • Complete o cadastro com as informações básicas solicitadas, entre elas está uma foto e a imagem de um documento pessoal. Depois disso, será necessário escolher um cartório cadastrado no serviço para conseguir o acesso.
  • Neste processo virtual, o cartório escolhido irá agendar uma sessão de videoconferência com você. É possível realizar este procedimento também presencialmente. O processo serve para atestar sua identificação e conferir os documentos. Em seguida, um certificado digital ficará residente em seu celular.
  • Depois de conseguir o certificado digital notarizado gratuitamente, o usuário deverá fazer o upload do documento que deve ser assinado no e-Nota Assina e indicar quem deverá assinar.
  • O passo seguinte será efetuar o pagamento dos reconhecimentos das assinaturas diretamente na plataforma. O valor corresponde ao reconhecimento de firma por semelhança, definido na tabela de emolumentos de cada estado.
  • A próxima etapa será disparar as assinaturas e acompanhar pelos signatários, com o uso do certificado digital notarizado.
  • Então, os cartórios emissores dos certificados providenciarão o reconhecimento de firma das assinaturas eletrônicas.
  • Depois disso, será possível acessar o documento com o reconhecimento das assinaturas por até 30 dias.

 

Fonte: Mundo Conectado

Deixe uma resposta