Descubra agora se a respota para essa dúvida pode de fato garantir uma quantia maior ou não

 

Para saber como é repartida a herança de alguém, deve-se saber que esse aspecto varia com alguns fatores, como, por exemplo, a configuração da família no momento da morte e se existe um testamento. No entanto, muitos questionam a sua parte na herança, devido aos maiores zelos que tiveram com o falecido. Para entender melhor sobre as repartições, é necessário saber as regras e exceções.

 

Alguns herdeiros afirmam que, por cuidarem melhor do falecido, deveriam receber a maior parte da herança. Será que essa dúvida pode ser real? Independente da razão por trás desse cuidado, a herança de uma pessoa falecida é definida por lei como deve ser seguida.

 

O testamento pode ditar parte da regra

 

As pessoas podem escolher livremente o caminho de parte do seu patrimônio por meio de um documento chamado testamento. A lei brasileira permite essa regalia com apenas 50% de seu patrimônio, a outra metade deve ser distribuída aos parentes especificados em lei (chamados herdeiros necessários).

 

Quem se enquadra como herdeiros necessários?

 

A chamada de herança legítima representa 50% do valor total de patrimônio do falecido, que deve ser distribuída entre aqueles que são definidos como herdeiros necessários, que são eles definidos na seguinte ordem:

 

  • Filhos, netos, bisnetos (descendentes);
  • Pais, avós e bisavós (ascendentes);
  • Cônjuge ou companheiro(a): Se enquadram aqueles que mantinham uma união estável ou um casamento com o falecido.

 

Obs.: As pessoas acima definidas só deixam de receber parte da herança legítima em casos excepcionais, como, por exemplo, quando praticam crimes que os tornam “herdeiros indignos”.

 

É possível ter diferença entre as repartições dos filhos?

 

Por lei, a herança de um pai falecido deve ser dividida igualmente entre todos os herdeiros necessários. Portanto, mesmo que um dos filhos assuma maior responsabilidade de cuidar do genitor, a parte da herança será igual à parte do irmão.

 

A única possibilidade de repartições diferentes entre os filhos

 

É possível que um filho receba um patrimônio maior do que outros filhos, mas isso só acontecerá se o pai/mãe determinar voluntariamente que a outra metade do patrimônio (herança disponível) será doada em parte ou na totalidade para o descendente que escolher.

 

Dessa forma, essa escolha deve ficar única e exclusivamente a critério do falecido, pois os bens disponíveis podem ser distribuídos livremente de acordo com os interesses do proprietário do bem.

 

Fonte: Escola Educação

Deixe uma resposta