Mais de 18 mil divórcios foram registrados em 2021 no estado, aumento de 5% em relação a 2020

 

O estado de São Paulo bateu o recorde de divórcios em 2021. Os 18,3 mil registros representam o maior valor desde que o Colégio Notarial do Brasil começou a fazer essa contagem, em 2007, há 14 anos. Em comparação a 2020, houve aumento de 5%.

 

É o caso de Priscila Shmith, que, depois de se separar, hoje vive apenas com os animais de estimação. “Eu tenho um grupo de amigas, que a gente trabalhava na mesma empresa. Elas eram todas solteiras. E quando elas casaram, todas elas, eu separei”, diz.

 

De acordo com especialistas, a modernização das relações fez com que o processo de separação se tornasse mais fácil ao longo dos anos.

 

“A possibilidade de essa mulher poder ser se separar e poder dividir as responsabilidades é muito maior. E é claro que isso facilita o número de divórcios. E as trajetórias não são mais lineares também. Esse é um ponto muito importante. O que que seria uma trajetória linear? Você ficar adulto, você entrar no mercado de trabalho, você tem filhos… As coisas não acontecem mais dessa maneira”, afirma a antropóloga Stella Schrijnemaekers.

 

Mudanças na legislação também permitiram que o divórcio seja atualmente menos burocrático do que há 45 anos, quando surgiu a lei do divórcio.

 

Segundo o presidente do Colégio Notarial do Brasil em São Paulo (CNB/SP), Daniel Paes de Almeida, a separação amigável de um casal sem filhos, por exemplo, pode ser feita em até 30 dias.

 

“Esses divórcios estão aumentando ano a ano, e também aumentaram agora nesse ano de pandemia. São os divórcios extrajudiciais consensuais, que são permitidos desde 2007. Eles são feitos em cartórios de notas. E é um procedimento que é com pouquíssima ou praticamente nenhuma burocracia. Muito célere, muito prático, muito ágil, com um custo muito acessível”, afirma.

 

Fonte: G1

Deixe uma resposta