Proposta também trata da possibilidade de divisão das despesas do animal; proposta deverá seguir para o Senado

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que dá ao juiz a prerrogativa de fixar os direitos e as obrigações das partes em relação ao animal de estimação, se o casamento ou união estável acabar e não houver acordo entre os ex-cônjuges. A proposta deverá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votada pelo Plenário.

 

A ideia é consolidar a consciência de posse responsável que obriga os possuidores a zelar pelo bem-estar do animal, bem como protegê-lo.

 

Pelo texto, os direitos e deveres a serem observados pelas partes incluem:

 

  • a manutenção de condições adequadas de moradia e de trato;
  • a definição sobre dias e horários para visitas e outras condições da posse compartilhada;
  • a responsabilidade pelo pagamento de despesas, inclusive despesas veterinárias e com medicamentos;
  • as condições para o cruzamento ou para a alienação do animal de estimação e suas crias, inclusive para fins comerciais, sob pena de reparação de danos.

 

Por recomendação do relator da matéria, deputado Delegado Pablo (União-AM),  o texto aprovado foi o substitutivo ao Projeto de Lei 62/19, deputado Fred Costa (Patriota-MG).

 

Pensão

 

Pablo disse que a matéria é importante “por dispor a respeito não só da questão do vínculo afetivo, mas da possibilidade de pagamento de pensão e de direitos e obrigações das partes envolvidas em relação ao animal doméstico”.

 

Em casos de descumprimento das regras sobre a posse do animal, a versão aprovada prevê a redução de prerrogativas atribuídas ao possuidor, bem como a perda da posse em favor da outra parte ou, caso isso não seja possível, o encaminhamento a abrigo de animais.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta