O e-Notariado surgiu de uma necessidade e se demonstrou efetivo e capaz de suprir, de forma eletrônica e remota, uma demanda que era totalmente física e presencial.

 

Lembra quando passamos pela pandemia e que nada mais poderia ser feito, nenhum negócio poderia ser efetivado ou finalizado, ninguém poderia sequer sair de casa? Poxa, que tempo foi esse? Com certeza será lembrado nos livros de História ou Ciências! Enfim, tivemos que evoluir quase a ponto de atingirmos nível “Os Jetsons”.

 

O Notário brasileiro se demonstrou guerreiro e deixou claro pra que veio, pra que serve e porque somos o que somos!

 

Mais do que datas, momentos, legislações ou provimentos, quero falar à você leitor, algo que facilitará sua vida. Não é nenhuma receita de bolo milagrosa, não é um atalho para se chegar mais rápido, não é nenhuma gambiarra ou jeitinho, mas sim a continuidade da garantia da segurança jurídica que somente os Tabelionatos de Notas podem oferecer porque nunca deixaram de ter. Os tabeliães sempre foram procurados para esclarecer dúvidas como um grande centro de conhecimento prático-teórico e de um conteúdo jurídico riquíssimo. E com isso somos os prestadores de serviços com a maior capilaridade no país junto com os Registradores Civis.

 

Pela riqueza de informações que temos, somos os únicos capazes de oferecer de forma concisa a segurança dos atos eletrônicos. Isso porque formamos a sua identidade eletrônica a partir dos documentos físicos que um dia nos foram apresentados, conferidos, validados e aceitos para a abertura de um cartão de assinatura. Aliás, é a partir dele que a plataforma e-Notariado recebe as informações necessárias para formar sua base de dados.

 

O certificado notarizado e-Notariado garante a fidelidade dos dados individuais. E hoje, todos os Tabeliães credenciados como “Autoridade Notarial” podem emitir os certificados para serem utilizados não só para a assinatura de atos como procurações, escrituras, inventários, divórcios, etc, mas também para fazer reconhecimentos de firma por autenticidade e até mesmo por semelhança (a partir de 31/05/2022).

 

O mais importante hoje é que o cliente busque o Tabelião para solicitar a emissão de seu certificado e-Notariado. Ele é gratuito e tem validade de 3 anos. Sua maior segurança está no fato de ficar instalado no celular. Diferente dos tokens ou smart cards que geralmente são utilizados por terceiros mediante entrega da mídia e da senha… dificilmente emprestaremos nosso celular para um terceiro.

 

Muito se ouve falar sobre aplicativos de assinatura, mas você sabe qual é a base, o fundamento, de onde vieram os dados que compõem a assinatura criada por um App, ou até quando esse aplicativo vai funcionar para garantir a continuidade e validade dos documentos assinados por ele?

 

Quando se fala em “Cartório”, adjetivos como: perene, eterno, perpétuo, seguro, eficaz e outros, surgem como gatilhos mentais. Encontramos nos Cartórios a praticidade e a comodidade de um atendimento presencial em constante evolução, bem como um atendimento remoto por videoconferência.

 

Procure seu Tabelião e solicite seu certificado e-Notariado.

 

Alberto Luis Delbon da Silva é Escrevente Autorizado no 4º Tabelião de Notas de Ribeirão Preto/SP; Bacharel em Direito pela Universidade Paulista – UNIP; Gestor de Recursos Humanos pelo UNISEB; Auxiliar da Justiça – Perito Grafotécnico; e Pós-Graduando em Direito Notarial e Registral pela USP. Contato: [email protected]   @alberto.delbon

 

Fonte: CNB/SP

Deixe uma resposta