A primeira vez a gente nunca esquece. Essa expressão se aplica também a muitas pessoas que compram um imóvel e são tomadas por duas fortes emoções: satisfação do sonho realizado e o susto com as despesas relativas à documentação imobiliária e tributos, cujo pagamento é indispensável à regularização do imóvel, sobretudo a propriedade, que é diferente de posse.

 

Além dos impostos de transmissão de bens imóveis, de renda sobre lucro imobiliário e de renda sobre o ganho de capital, devem ser consideradas a taxa de corretagem devida ao profissional que fez a intermediação da compra e venda, e o registro e escritura em cartório extrajudicial.

 

No Programa Tambaú Imóveis e Negócios do próximo sábado (28) o tabelião do 7° Ofício de Notas da Capital Sidnei Perfeito e o experiente corretor de imóveis Carlos Chagas explicarão quanto esses custos representam sobre o valor final do imóvel, qual a diferença entre tributos mobiliários e imobiliários, como deve ser elaborada a escritura pública e quando ela pode ser facultativa.

 

“O espanto por parte de muitas pessoas com as despesas complementares se dá pelo desconhecimento desses procedimentos e por só levarem em consideração o valor do imóvel, o que infelizmente, ainda torna comum os ‘contratos de gaveta’, que são verdadeiras ‘bombas-relógio‘, como será mostrado durante a entrevista”, afirmou advogado, corretor de imóveis e apresentador Rômulo Soares.

 

Pela TV e Portal

 

O Programa vai ao ar às 9h de todos os sábados pelo Canal 5 da TV Tambaú/SBT e pelo www.portalt5.com.br, com o apoio do Sistema Cofeci-Creci e das construtoras N. Holanda, Alliance, Mais e MRV, bem como do Grupo G.P. Exclusive e das imobiliárias Jampa e FK Imóveis.

 

Às matérias e entrevistas somam-se quadros de destaque, a exemplo do Giro de Ofertas e do Momento Imobiliário, protagonizado pelo presidente do Cofeci, João Teodoro. Para participar com perguntas ou dúvidas é só encaminhar mensagem para o número (83)99854-2957 (WhatsApp)

 

Fonte: Portal T5

Deixe uma resposta